terça-feira, 28 de junho de 2011

A historia das Gueishas

Oyasuminasai!!!!
E aê galerinha do Japão na Área!!
Hj eu vou falar sobre uma das coisas mais fascinates da cultura nipônica: as gueishas.
Quem não fica impressionado com aquelas belas mulheres em seus quimonos deslumbrantes e sua caracteristica maquiagem branca?

 As gueishas (ou gueixas/geishas), são mulheres que estudam a arte milenar da sedução, dança e canto e se caracterizam com trajes e maquiagens tradicionais. Diferente do que se pensa as gueishas não são um equivalente oriental das prostitutas, elas apenas divertem, "mimam" seus clientes e podem chegar até a flertar com eles, mas nada além disso. Na verdade as gueishas tem um alto prestigio na sociedade japonesa. O nome gueisha se for traduzido ao pé da letra significa "pessoa que faz arte" (gei: arte - sha: pessoa/praticante).
  Dentro da sociedade das gueishas existem também as Maiko (mai: dançarina - ko: criança) que são as gueishas aprendizes. Curiosamente, foram as maiko que, com a sua maquiagem branca, quimonos elaborados e penteado característicos se tornaram o estereótipo das gueixas para os ocidentais.
  Em seu relacionamento, as gueishas tratam uma a outra como se fossem parentes, sendo que o grau de parentesco determina a hierarquia. Uma gueisha mais nova liga-se a uma mais velha através de um ritual parecido com o casamento chamado sansan-kudo, e a partir disso a gueisha mais velha torna-se sua onee-san (irmã mais velha) que tratará de ajudá-la e ensiná-la.
  Desde as décadas de 20 e 30, com a forte influência do ocidente sobre a cultura japonesa, as gueishas tem tentado adaptar-se a esse novo estilo, mas isso não foi bem aceito pelos homens japoneses, que consideram essa mudança como uma perda de fascínio e tradição por parte das gueishas.
  Atualmente as geishas vêm diminuindo pouco a pouco na sociedade japonesa, os costumes da vida contemporânea e a atual posição da mulher na sociedade moderna, contribuíram muito para isso. No Japão existe um ditado que diz: "A cultura tradicional desaparece, a medida que as gueishas somem".


  Seria uma perda irremediavel se esse simbolo não só da cultura japonesa, mas também da alma feminina que causa tanto fascinio desaparecesse. Seria uma perda não só para o Japão, mas também para o mundo.

Um comentário:

Super cleyton disse...

verdade as gueishas são um dos maiores simbolos do feminismo e da cultura japonesa. além de muito lindas. seria realmente uma perda. Belo post!