segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ikebana, a arte dos arranjos florais!!

Yoo galera ligada no Japão na Área!!
Trazendo hj pra vcs um post bem legal sobre a Ikebana.

 Segundo alguns estudiosos, nos templos budistas as pessoas deixavam vasos de flores ornamentados como oferendas e essa pratica deu origem a Ikebana.
 Assim como outras formas de arte, a ikebana tem suas regras que são difíceis de serem compreendidas pelos leigos. Entretanto, o material utilizado é bastante simples. Os principais são as flores e folhas, a tesoura, os suportes (parecem escovas cheias de pregos) e os vasos.
 Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor.Existem diversos estilos de ikebana e independentemente do estilo, os praticantes de ikebana valorizam o seu aspecto espiritual, onde o silêncio necessário para a concentração na hora de fazer os arranjos faz o praticante viver aquele momento e apreciar as coisas da natureza, que por si só já trazem muitos significados.
 A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da escola.
Existem vários estilos de Ikebana, alguns dos mais famosos são o Ikebono, o Sogetsu, o Ohara e o Chabana.

Para saber mais sobre esses estilos acesse: http://aidobonsai.wordpress.com/2009/09/23/7553/.
Por enquanto é só galera, até mais com outras informações bem legais sobre a cultura japonesa.

Sayonara

Nenhum comentário: