segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saudações no Japão

Como primeiro post após a reinauguração do blog, vou trazer uma coisa bem legal pra vcs.

No Japão os cumprimentos têm todo um ritual para serem realizados e como lá, eles preservam e muito o espaço individual de cada um abraços e apertos de mão não rolam de jeito nenhum.

Aí fica a pergunta: como é que eles se cumprimentam? E existem tipos diferentes de cumprimentos e saudações?

Bom a resposta vcs verão agora...

Os japoneses possuem uma forma bastante especial de se cumprimentarem, pois o cumprimento independente de pra quem quer que seja, é feito com bastante reverência, porém as pessoas com níveis sociais superiores inclinam-se menos que as pessoas socialmente inferiores. Em outras palavras os cumprimentos resumem-se a reverencias, variando a inclinação de acordo com a sua posição social e a da pessoa a quem vc está cumprimentando. Essa forma de cumprimento chama-se ojigi.

TIPOS DE SAUDAÇÃO:

Kirei: Forma utilizada há tempos, hoje não é mais praticada. A pessoa deveria ficar de joelhos e se inclinar com o rosto quase no chão, postura nomeada de kiza.


Dogeza: Forma utilizada no período feudal quando o senhor se colocava a frente de um homem comum. O homem comum tinha que tocar a testa no chão. Hoje é utilizada para pedir perdão quando uma pessoa comete um erro muito grave.


Keirei: Forma padrão utilizada para saudar amigos e familiares. A inclinação é feita em 45º.


Saikeirei: Forma utilizada para demonstrar respeito perante pessoas socialmente superiores. A inclinação é feita à 75º. Curiosidade: Essa forma de saudação era utilizada antigamente para saudar o imperador.


Eshaku: Forma bastante utilizada para demonstrar cordialidade somente. A inclinação é feita em 15º.


Apesar de serem importantes formas de expressão, as saudações sempre necessitam ser acompanhadas de palavras adequadas ao cumprimento.

Nenhum comentário: