domingo, 3 de julho de 2011

História Geral


Olá pessoal, todos sabemos que vários povos no mundo foram descobertos por outros povos, e os que não foram descobertos estão nas histórias mais antigas, assim sendo conhecidos, mas e o Japão??? Biblia, Alcorão, Zohar...NADA, somente soubemos sobre o Japão pelos próprios japoneses.
Bem, tanto o descobrimento do Japão quanto a origem do povo japonês são obscuros.

Segundo os arqueólogos, os primitivos habitantes das ilhas foram povos vindos de várias partes da Ásia Oriental e das ilhas dos Mares do Sul.

Acredita-se que os ancestrais do povo japonês pertenciam a um grupo étnico, atualmente conhecido como a raça Yamato, que teria gradualmente conquistado a supremacia sobre as tribos e clãs guerreiros, durante os primeiros três ou quatro séculos A.C..

A cultura foi introduzida no Japão, juntamente com a religião budista. O budismo veio da Índia para o Japão, através da China e da Coréia no ano de 538. Iniciaram-se então, contatos diretos entre o Japão e a China.

Nessa época, o Japão tinha a sua linguagem oral, mas ainda não tinha seus próprios caracteres e então aplicava-se caracteres chineses que são os kanjis. Mais tarde, foram inventados vários vocábulos pelos japoneses, baseando-se nos kanjis. Quando em fins do século VIII, houve a interrupção das relações com a China, foram adotados os caracteres Kanâ, simplificando o kanji.

Atualmente usa-se uma mistura desses dois caracteres na linguagem escrita. Por isso os japoneses e chineses conseguem se entender através da escrita, apesar de suas linguagens orais serem completamente distintas uma da outra.

O Japão sofreu uma grande influência da civilização ocidental desde a introdução do Cristianismo em 1549 pelo missionário português, São Francisco Xavier.

Por essa razão, há muitas palavras de origem ocidental tais como: PAN-pão, KOPPU-copo, BOTAN-botão, ARUBAMU-álbum, TEMPURA-tempêro, ARIGATOO-obrigado, etc.

A era Meiji, que durou de 1868 a 1912, representou um dos períodos mais notáveis da história do Japão, pois realizou-se em apenas algumas décadas o que levou séculos para se desenvolver no Ocidente. O imperador Meiji, cujo governo ilustrado e construtivo ajudou a conduzir a nação durante as décadas dinâmicas de transformação, morreu em 1912, antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial. No final dessa guerra, na qual o Japão entrou sob as cláusulas da Aliança Anglo-Japonesa de 1902, o país foi reconhecido como uma das grandes potências do mundo.

Um comentário:

Mateus Soares disse...

Post massa jhonny!! Viajei akê xD!!